quinta-feira, 3 de maio de 2007

VELHO WEST

Não tenho bermuda tactel. Não tenho tribal tatuado. Não gosto de camiseta, nem boné. Não sou prostituto de carteira assinada e tudo. Pronto, agora posso dizer que vou ao West Show.
Ta certo que é coisa nova, vinda de uma seqüência infeliz de férias-dívidas-sem carro-solteiro, mas não justifica: eu tô tranquilão, numa boa tô curtindo o batidão.

Para os recém iniciados nesta vida complicada de baile, que ousam entrar sozinhos, dicas de etiqueta e sobrevivência:

PRÉ – Nunca entre direto, isso não é onda. Dê um tempo pela rua, tome uma cerveja, procure os conhecidos. Não tendo, fale com qualquer um mas não esqueça de dizer que não sabe se vai entrar, mesmo com o ingresso já na mão.

RITUAL – Muito importante que você chegue e compre um tonel com gelo e cervejas. Sua noite depende disso. Mostra poder de compra e sua intenção de zoar. Coloque no chão e fique dançando em volta. Para as piriguetes que tentarem roubar uma latinha, você já prepara uma cantada; para os camaradas que passarem e derem um bico,você amigavelmente repete “chutou o balde né?”


AMBIENTE – São três: o de cima, o de baixo e o de fora. O de baixo fica cheio de gente olhando para o povo de cima, é meio apertado e balança, como navio negreiro. O de cima, ficam os VIPs que pagam cinco pratas a mais para ficar olhando o povo de baixo. O de fora, ficam os que não querem olhar nada e ninguém, só falar que tá cheio demais.

DANÇA – O entra e sai de bandas e DJs é traiçoeiro, muito cuidado. Eles desafiam seus conhecimentos gerais e sua lucidez. Pagode, axé, rock, eletrônico e funk, em looping. Para não errar dance esfregando as duas mãos pelo corpo rebolando, como se tivesse usando um sabonete imaginário. Sempre funciona.

APPROACH – Na primeira passada mire a moça, esbarre nela, com ligeira truculência: olhe de rabo de olho meio interessado. Na segunda, passe e repita: “você está toda se querendo”. Se disser outra coisa ela não entende. Na terceira ataque, pegue no braço deixando espaço pra ela te olhar e diga: “o que eu posso fazer pra te conhecer?”Não dando certo apele: “Que isso gata, teus corno é show!”

FREQÜÊNCIA – O dia da semana dita o ritmo. Quinta, quem não tem o que fazer. Sexta e sábado, quem não tem aonde ir. Domingo, quem não tem que acordar. Segunda, quem trabalhou final de semana, como inferninhos e salões de beleza. Uma arca de Noé.

ALIMENTAÇÃO – no sentido denotativo, não existe, ou pelo menos nunca vi. No conotativo depende mais de lábia que grana. Como diz a música: tá de calça nóis abaixa, tá de saia nóis levanta.

Depois do pé molhado de gelo e cerveja, a coluna doendo de ir até o chão, chão, chão, a luz acende no salão e todos se olham como se acordassem de um sonho meio estranho. É a hora da partida, quem bebeu, bebeu, quem beijou, beijou. Até hoje não consegui definir o que me faz voltar. Será que é para repetir bons momentos?Ou por acreditar que pior que isso não pode ficar?O bagulho é doido, meu irmão.

33 comentários:

Líu Brito disse...

Interessante estudo antropológico...risos. Muito bom Aru, parece até show do Afrodisíaco em Salvador. Quero saber quando você vai armar um bonde e levar a galera pra conhecer. Põe meu nome na lista. bjos

Marina G disse...

Partiu, já é? Nem se seus cornos fossem o mais show dos shows. :P

Anônimo disse...

adorei,surpreendentemente pensamos parecido,já escrevi algo semelhante. É incrível que "isso" faça parte de nossa cultura.Mais uma vez está de parabéns,parece que estou lendo uma crônica do Zuenir Ventura ou Arnaldo Jabour no "globo". C'est fantastique !

Vinícius Theodoro disse...

Como conterâneo do autor tenho q dizer tristemente !!

PQP ... me identifiquei !!!

Vinny Theodoro

Anônimo disse...

"Cabo de enxada, caxote de aipim. Rio da Prata, Vila Jardim".

Bom texto. Partiu sábado? hahaha
(to zoando... melhor frisar...rs)

Leo Amato disse...

POOOOUUTESGRIUUULA. Vc adentrou os portais do WestShow? Tô vendo que minha distancia esta te fazendo mal! hahahaha

Vai ter Lauryn Hill no MAM, vai pra desintoxicar. Abs!

Anônimo disse...

Hahahaha Excelente, querido!
Só que já foi sabe a gaiola das loucas (ou das popozudas) que é um baile.
Mas juro que eu já vi o "teus córneo é show" funcionar bem do meu lado, no Castelão. Um amigo meu, extremamente bêbado, falou pra uma querida que não tinha os centroavantes - e pegou.
Bjinhos e parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Como Raphael disse:
-Tô preocupado com o aruana! muito risos!
O importante é se divertir, com este manual do "Velho West" agora préviamente preparado para em algum momento de minha vida participar desta aventura. Não sei se felizmente ou infelizmente mas no momento só torço para que esse "Baile" acabe. rs

Adorei a leitura!

Unknown disse...

Nooooooooooossaaaaaaaa!!!!
Mto engraçado, mas é realmente o q acontece lá!!!
Mto boa!!!
Bjsss

Music_Lover disse...

wild, wild west....

Anônimo disse...

Adorei o texto!
me vi na Via Show ou adjacencias!
hahahahaha
Muito Bom!
Redator de prima cumpadi!
Beijão!

Anônimo disse...

Isto está parecendo mais uma turnê ao inferno! Mas bem didático, ficou legal. Serve como um manual de sobrevivência para os desavisados.

Abraços.

Unknown disse...

olha o niiiiivel!!! parece a ilha. hihihi...e vc me zuando quando eu cantei a musica do catra pra vc no tel seculos atras. tsc tsc tsc

Anônimo disse...

Não poderia ser mais preciso! apesar de se referir ao West (que nunca fui), pude me ver claramente revivendo essa situação tosca em outros lugares... mesmas pessoas, mesmo assunto (ou falta dele), mesma "música"... um ritual que te leva do nada a lugar algum por uma noite e que muita gente faz questão de repetir! "chutando o balde" ou "se querendo", o fato é que só quando as luzes se acendem que o "estalo" acontece: "O QUE QUE TÔ FAZENDO AQUI?!". Aliás, só estando lá ao acender das luzes que eu acreditaria na figura da sua pessoa prostrada naquele salão!! rs..
Ah, vai! não combina... mas rendeu uma crônica legal!!
Ah! eu era VIP!!
Beijos!!

Anônimo disse...

O mais incrível disso tudo é que vc sempre acaba voltando, acontece com todo mundo isso. Acho que é algo meio masoquista, neh?
Mas tamo junto! haha
Abraço

Bruna disse...

Sinceramente ... não sei nem o que comentar!
Talvés te diga que nessa minha vida de paulista casada, não sei nem pra que bandas fica este este lugar. (Ainda bem!)
Ou seria melhor dizer... Aru... pelo amor ao Papai do Céu e ao Papa que está chegando... filhote... tem coisa melhorzinha nessa mundão doido. Mas se nada disso adiantar... continua indo, pelo menos rende boas cronicas ao autor e boas risadas ao leitor.
beijocas

Carol Guido disse...

Via Show???
hahahahha

Unknown disse...

Adorei!!!!Vc arrebenta, melhor, vc é show!!!

Anônimo disse...

Huahuahauha

POis é... num tô dizendo!

Eu vivo tentanto "criar" manuais desse tipo na vã tentativa de "ajudar" queridos amigos em suas épicas nights cariocas! rs

Muitoooooooo bom! Mesmo!!

Nessa guerra dos fins de semana é um salve-se quem puder tão louco que impregna a alma até dos mais "puros".

Nunca fui nesse local, mas...... pela breve descrição tenho certeza do que vou encontrar e de como me comportar tá?! Valeu a dica!! rsrsrs

"Teus corno é show!"
Bjão papayaa

:P

Anônimo disse...

oi lindo...

velho west...
q isso;... é o apice!!!

muiiiiiiiiiiiiito bommm
varios dos meus amigos tinha q ler isso..hehehehehehe
bjuxxxxxxxxxxxxxxxxx

cris frança disse...

Nossa!!!!!!!! vc sempre me surpreende....... muito inteligente a forma que vc conta as saidas a west show...que cronica maravilhosa ...rs
Lendo , ate parece q eu ja fui e senti tudo o q vc descreve..... e sinceramente acho q deve ser realmente assim como as coisas acontecem la denrto..... rsrsrsr
.. "teus cornos é show"...ADOREI!!
muito louco isso tudo..
Vc é fantastico é um menino d sucesso......... bjocas !!!! e parabens........

Mega Vendas LT disse...

Olá!!! Excelente!!! Achei q fosse só eu q me sentia assim...
É nóis!
Beijosss...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mto bom! Bem visual...

Anônimo disse...

Excelente cara! Muito engraçado! Nunca fui até lá, mas me lembro bem das festinhas que frequentava em Bangu. A sensação de "Pqp! O que que eu tô fazendo aqui?" é inevitável. Definitivamente não é lugar para alguém que seja tal capaz assim de definí-lo.

Abraços!!!

Unknown disse...

SENSACIONAL!

Daniela Ferpe disse...

O que seria de mim se não fosse te encontrar por muitas vezes na pista como eu, amigo.

Agora com essa cartilha, percebo que to dentro do comportamento geral.

Massa!

Anônimo disse...

Aruba ta aê?
Dig Din !!!! É nóis!!!!
Vc esqueceu de falar a "cantada" do já é ou já era ! Conhece esta?rs
Navio negreiro e sabonete imaginário foram os melhores !
fgdesigner

Anônimo disse...

bom demais. Vc foi lá ou viajou? Me senti como se estivesse là dentro. Só assim mesmo pra eu ir (rsrsrs)

Anônimo disse...

Adoreiiii! Finalmente consegui ler e num me arrependi!!! Bezoooossss

Unknown disse...

TJNP não!

Natália Costa disse...

Aruuuuuu!!!!!
Me senti na RSlouge(Rio sampa),
rsrsrsrsrsrs...
Tb queria entender o que me faz
comparecer naquele estabelecimento
tds os sábados.
"Teus corno é show" foi a melhor...
Se bem q nunca me fizeram esse "elogio" aos sábados(graças a Deus)ah,e tb vou ensaiar a dancinha do sabonete.ADOREI!!!!bjinhos.

Eloá Alves disse...

Lendo seus posts mais antigos... Achei esse aqui, e não resisti o comentário.

Por mais que o tempo tenha passado, não é que a teoria ainda se aplica? Muito embora as cantadas venham acompanhadas de outros "hits" do momento.

Mas a dancinha, o esbarrão... muitas coisas ainda valem. E vale voltar ainda hoje, e sentir aquele sentimento de nostalgia! Muito bom...

Adorei o texto!!!!