segunda-feira, 28 de maio de 2007

PREOCUPADO COM FILHINHO

Chegou a criança em casa com bolas, sacos e cestas . Vinha do aniversário da prima onde comeu de batata frita a maçã do amor e – como sempre – pôs tudo pra fora. Sua alimentação cheia de vontades não podia ser considerada modelo. No meio das miniaturas e balas de coco, entre seus pequenos e gordos dedinhos a surpresa: um aquário. Apenas peixinho e pedrinhas, tão encantador quanto sua indisfarçável alegria ao me mostrar o bichinho. Puseram-no em cima do microondas, bem de frente para a mesa de jantar. Logo revi minhas experiências com animais e classifiquei raça – molinésia -, habitat – água corrente e destino: morreria em dois dias. De manhã, mãe e filha correram para contrariar as previsões, trocaram a água do peixe, já batizado de Filhinho, compraram comida, redinha e produtos para tirar o limo, tudo malocado no armário entre as xícaras e sachês da avó. Dedicação homeopática, toda hora uma tarefa diferente, lembrava até as tentativas de salvamento de baleias. Foi a diversão do domingo. Com o corre-corre da semana ninguém teria tempo para bajular o Filhinho, no máximo uma troca d’água de manhã, então ficou sob a responsabilidade da criança o cumprimento do cronograma. E o fez com esmero apesar de seus 4 anos de idade, passaram três dias e o bicho não apresentava o menor indício que iria bater as barbatanas. Na madrugada, após o assalto ao presunto e ao queijo, fui olhá-lo com mais carinho. Era uma boa tê-lo por ali, estava sempre de olhos abertos para qualquer movimento além de ser uma companhia discreta de todas as horas, a água amarela sinalizava que não tinha sido trocada, mas ele não estava nem aí, me olhava tranqüilo pelo vidro, parecia até que estava rindo. Me aproximei e de fato ele ria, só não mostrava os dentes porque não os tinha. Um sorriso despachado de satisfação. No outro dia foi a vez da família rir de mim. Ninguém acreditou. Olhei para ele, na água limpa, e estava totalmente imparcial, fingindo não ser com ele. Enfiei o dedo na água sob protestos afugentando-o para o cantinho e mesmo assim continuava lá com a mesma cara. Fiquei encucado. Será que minha afilhada estava adestrando o peixe? Será que estava doente? Recomendei que trocassem sua água por filtrada, afinal o cloro da CEDAE já tinha feito estrago em estômagos sensíveis, quem sabe não era uma paralisia? Já tinha esquecido do assunto quando cheguei em casa e Filhinho girava como motoqueiro no globo da morte, era tão rápido que a água fazia rodamoinhos de liqüidificador. Foi parando devagar depois que percebeu a luz acesa e ficou no mesmo lugar que estava na primeira noite rindo pra mim. Peixe debochado e maluco, enquanto eu me preocupava com a sua integridade física ele ria de tudo. Catuquei-o de novo com força e dessa vez fui ignorado pela sua pose estática. Pouco mais de dez dias, a novidade já tinha perdido a graça e o peixe havia crescido muito, triplicou de tamanho, nem cabia mais na mãozinha da dona. Sua beiçola também acompanhou o espichamento, agora ficava pendurada. Procurava ignorá-lo, passei dias levando o lanche para o quarto até o dia que fui a cozinha no escuro e ouvi um glub, glub meio estranho. Filhinho estava estrebuchando na água amarelada, se sacudia todo e batia a cabeça no fundo espalhando as pedrinhas... de repente parou. “Caramba, o Filhinho morreu” – pensei. Em consideração à criança, corri para salvá-lo e só depois de muito tempo na água limpa o molinésia voltou a sua inexpressiva normalidade. Mas tinham comprado galão de água filtrada para ele, então não podia ser isso. Só no trabalho atentei para uma resposta, clara e racional. Era a radioatividade do microondas que estava entortando–o e a água amarela era sua decomposição. Coitado dele. Fiz até carinho em suas mini-escamas, devia ter tumores por dentro, o fim estava bem próximo. Passou os dias seguintes em cima da geladeira, recebendo todas as regalias de um condenado. Ainda assim ria bonito, esticando os olhinhos e arreganhando a beiça o quanto podia, mas era só se distrair que ploft ele pulava no chão . Passei a noite equilibrando o PH da água, estando tão indisposto de manhã que faltei todos os compromissos. Bem cedo minha avó prometeu um cházinho para me deixar melhor. E foi daí, após o primeiro gole, que entendi tudo. Nem água, nem adestramento, muito menos radiação, minha afilhada trocou os frascos e enquanto minha avó se enbebedava duas vezes ao dia com chá de plâncton, Filhinho estava viciado em erva cidreira. Esclarecida a confusão agora a preocupação é outra, acho que minha avó anda demorando demais no banho...

9 comentários:

Anônimo disse...

Cara!Parece q. vc conta histórias baseadas no q. acontece comigo! Me identifico muito! Carol ganhou um peixinho no zoo q jurei não passar de 2 dias. Ele foi se adapatando e ficou quase um ano conosco. Aprendeu a respirar na superfície, como se fosse um Beta e era bem tratado como o"seu".Só não ficou viciado... hahah.

Anônimo disse...

Suas histórias são contadas com mta verdade! Mto legal!!
Bjss

Juliana Viana disse...

Essa história do filhinho é muito boa e me rendeu boas gargalhadas solitárias no trabalho enquanto jazia sozinha no trabalho depois da hora.
Você é mesmo um tudo.

bjs

Líu Brito disse...

Apesar de ter sido excluída do mailing e não ter ficado sabendo do novo post, quero dizer que adorei tá? bjos

Contos de Biscuit disse...

Final inusitado! Adorei!

Vivianni Patricia disse...

No começo pensei que estavas falando do meu filho depois percebi que era da minha vó com as suas escondidas cervejas no quarto(rsrsrsrsrrs). Você tem um tom sombrio e hilário nas histórias e isso me prende e me deixa viciada também. Bj.

Anônimo disse...

Caracaaaaaaaaaaaaa

Isso me lembra minha adorada filha!
a Linda.. uma beta que resiste v]bravamente ao seu aquário de pedras azuis e ao desleixo de sua dona, que mesmo assim a ama muito!
Passa finais de semana solitários em sua "casa", mas se diverte na frente do espelho pensando estar brincando com outra "peixa"!
Piruetas, malabarismos, risos e depois a indiferença! Ô bichinha geniosa essa!
Um dia me ama profundamente e so de ouvir minha voz arece adestrada.. mil firulas pra eu me alegrar...
Já no outro.. me ignora solenemente!
ahuahuhuahua

Muito legallll papaya!
Bjus

Gustavo disse...

eu quero dessa água! hahahaha

Anônimo disse...

Essa sempre foi minha preferida!!!