quinta-feira, 17 de março de 2016

CADA VEZ MENOS SMART


Quando comprei finalmente meu smartphone, o aparelho já era mais febre que pochete nos anos 80. Jogadores de futebol, sertanejos e modelos faziam suas selfies no próprio ambiente de trabalho. No mesmo mês fui acometido por uma crise de ansiedade e não demorei para ver que existia relação íntima entre as duas coisas.

Este aparelho mágico e fascinante que temos em mãos tem uma função que vem sendo usada sem controle. Ele foi responsável por terceirizar nossa carência. Antes de existir um celular tão esperto já depositávamos nossas inseguranças e ansiedades nos animais de estimação,  na malhação da academia, na compulsão por sexo ou seja lá o que for. Mas por que tanto trabalho se através de uma rede social podemos unir tudo isso? Os nerds, aqueles garotos estranhos que tinham problema de relacionamento na escola e se escondiam em alguma atividade onde se sentiam seguros são atualmente nossos modelos de comportamento. Temos agora uma caixinha onde despejamos toda a fúria por não sermos tão amados e idolatrados. Assim, podemos sair na rua saudáveis, divertidos e leves tendo o facebook como nosso laxante emocional. Não precisamos mais correr atrás da gatinha para uma foda pós boate. Não precisamos mais bater na mesa do bar para dizer o quanto somos mengão.  Não precisamos mais olhar nos olhos da pessoa e dizer o quanto a amamos.

Gastamos  todo tempo de vida real gerando conteúdo para nossa vida virtual. Somos celebridade de nós mesmos. Tristes palhaços sem circo.

Quanto focamos no indivíduo, no caso eu e você que está lendo, estes hábitos parecem um tanto infantil e fáceis de controlar. Mas a carência é a mãe de todos os vícios e a sensação de impunidade virtual excita. Posso xingar, me exibir, posso me vangloriar e nada vai acontecer comigo. Assim como as putas de Amsterdam estamos escondidos atrás de um vidro, rebolando nossas farturas atrás de likes em forma de gorjeta. A grande guerra que o ser humano está prestes a enfrentar é contra sua própria hipocrisia. Neste momento, militares zoados em programas de comédia estão sendo cotados para presidente no Brasil. Jogadores negros estão sendo chamados de macacos na Europa. Jornalistas estão sendo degolados com transmissão ao vivo na Síria.  As redes sociais estão legitimando o lado mais sujo dos homens.

Minha bisavó costumava conversar com o rádio e dar boa noite para o apresentador do Jornal Nacional, o que divertia os mais novos, acostumados com a tecnologia. Espero que o mesmo aconteça conosco. Quando for coroão tirando uma selfie e minha filha rir destes modos tão antigos, quero ver através de seus olhos que tudo não passou de empolgação e nossos demônios voltaram para dentro do armário por sermos muito mais smarts que eles.



Um comentário:

Claudia Netto disse...

Estamos nos comendo no sentido sexual da palavra... nos achando os mais gostosos, os mais sábios, felizes, inteligentes, os mais sinceros, os mais bonitos
Canibais de nós mesmos, né não Cazuza?!?!?!