terça-feira, 14 de setembro de 2010

METABOLIZANDO O AMOR

Atrás de suas lentes cor de mel existia uma verdade quando dizia me amar. Eu sempre acreditei que esta era sua intenção. Meu silêncio a fazia desviar o olhar, na momentânea falta de reciprocidade. Mal sabe ela que a amei, desde o primeiro sexo, desde o primeiro riso de bêbado. Nunca a disse porque minhas palavras em sua sopa de letrinhas se embaralhavam e acabavam por ganhar outro significado. Aliás, foram quatro meses onde nossas freqüências se atropelavam e as discussões ganhavam conotação de duas rádios piratas disputando o mesmo canal.

Assim como a morte de uma fada apaga uma estrela do céu, acredito que Deus castigue quem negue uma paixão. O meu calvário foi me interessar por situações impossíveis onde nem o estudo do genoma daria jeito. Comecei a ter gosto estranho pelo adverso, a admirar o paladar do pecado, me viciei nos venenos mais salgados e, numa das manhãs, me vi incapaz de viver com o coração em paz. Pelo sistema de câmeras da consciência dá pra notar o quanto crio meus próprios monstros e medos. A menina das lentes de mel surgiu assim.

Onde hoje é só terra arrasada plantei com as mãos algumas mudas de esperança. Trouxe para dentro da roda uma personagem de outra cor e outra forma, que causou inveja e espanto. A minha menina tinha um poder intocável e seu farol alto cegava toda as outras belezas. Nem nos momentos de fúria deixei de admirar sua natureza perfeita. Mas logo o tecido adiposo da vaidade se instalou em nossa relação, deixamos espaço para a voz alheia e tudo começou a terminar.

Lamento não ter amado com o coração e sim com o fígado. Explico: amar com o coração é jogar tudo numa enorme sala e deixar a panela de pressão gritar pelo seu peito, sentir a temperatura mudar e o sangue cozinhar. Amar com o fígado é metabolizar, filtrar e condensar os sedimentos numa tentativa de descobrir o que é vitamina e o que é excremento. Éramos tão diferentes, tão poderosos e tão amados pelos nossos que seria impossível equalizar os batimentos nessa entrega juvenil. Percebi que éramos amantes e amigos de verdade somente quando estávamos sozinhos, quando os instintos trocavam nossas palavras por afeto e o silêncio do quarto descia seus lençóis sobre nós. Sinto uma saudade chuvosa quando lembro dela tão à vontade, sem público, sem dizer nada, vestida para dormir ou comprar pão. Esta era a minha menina das lentes de mel.

Nosso projeto de amor perdeu seus nutrientes pela minha implicância, pela sua vaidade e pela vida que escolhemos levar. Talvez ela necessite de um jardineiro para, todos os dias, regar seus jardins. Talvez eu precise de alguém que pense somente em aproveitar a viagem do meu lado. A dois dias suas mãos fugiram das minhas deixando marcas de ciúmes e acusações levianas. Não tive mais forças para segurá-la perto de mim e agora me abano no vento como uma bandeira sem navio, sem mastro e sem propósito. Espero que a minha filha, com sua fragilidade cativante, me ensine a ser novamente subserviente aos caprichos femininos e um dia eu compreenda porque, todas as vezes que a menina das lentes de mel entrava no meu carro, me servindo do seu melhor sorriso, perguntava o porque da cara de bobo. Talvez o amor tenha que ser sempre acompanhado de elogios fartos ou talvez, por ver somente sua própria imagem refletida nas minhas retinas, ela nunca tenha lido aquilo que meus olhos queriam dizer.

25 comentários:

Anônimo disse...

...Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: tudo volta, com exceção da hora perdida!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, "um hábito não é uma necessidade". Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante...Encerrando ciclos, entende...Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, mude o repertório dos seus Show, sacuda a poeira, isso as vezes é preciso. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é, mas, esteja seguro de que sabes bem quem tu és e o que você realmente quer, antes de conhecer alguém e de esperar que esse alguém veja quem tu és... Tenha certeza de uma coisa: "Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão".
Não se culpe e nem se arrependa... Não é que não deu certo... deu sim... por um tempo...
Aru, a vida é curta, quebre as regras, se apaixone, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente e nunca deixe de sorrir, por mais estranho e pequeno que seja o motivo. A vida não pode ser a "festa" que esperávamos todos os dias,
mas enquanto estamos aqui, devemos procurar dançar sempre que der...
Se formos esperar somente aqueles momentos mágicos, grandiosos e super raros, desperdiçaremos a capacidade de nos alegrarmos com as pequenas coisas do dia-a-dia; então, a felicidade parecerá algo distante e raro, não perca isso por nada nesse mundo!
Se cuida.

Anônimo disse...

Nenhum amor é igual...um é diferente do outro. mas vc vê que realmente é verdadeiro quando nos faz falta, não pelos momentos ou pelo tempo.mas pela intensidade do afeto que talvez um sentisse pelo outro.Isso sim é amor...

Kika Galvão disse...

Aru... faço minhas as suas palavras mudando apenasa menina dos olhos cor de mel....a falta de ar, a dor, o sentimento de perda são inevitáveis. O sentimendo de sonho destruído ou de eu poderia ter feito diferente são inevitáveis. Mas passa, é mais uma liçao que essa escola chamada vida nos ensina.O que não podemos nunca é deixar de amar por medo de sofrer de errar...nunca!Uma frase que se aplica para momentos de glória e derrota: Isso também vai passar.
Um beijo d quem te adora e admira e muito seus textos.

Anônimo disse...

Nossa Aru, mesmo sem te conhecer vejo que essa menina realmente tocou seu coração de uma forma muito boa, mais por algum contra tempo do destino vocês não estão bem!!
Isso realmente ocorre quando amamos muito uma pessoa e nos sentimos inseguras, pelo menos falo por nós mulheres, não queremos que nada e nem ninguém chegue perto e tente tomar o que é nosso.

Não sei bem, mais pelo que percebo essa história tão linda não terá fim ainda!

Se vc realmente a Ama como disse em seu texto porém nunca disse a próoria dita, lute pelo que vc deseja no momento, não desista da sua menina das lentes cor de mel...

ADOREI SEU TEXTO!!

Bjusss e boa sorte!!

Anônimo disse...

Nossa Aru, mesmo sem te conhecer vejo que essa menina realmente tocou seu coração de uma forma muito boa, mais por algum contra tempo do destino vocês não estão bem!!
Isso realmente ocorre quando amamos muito uma pessoa e nos sentimos inseguras, pelo menos falo por nós mulheres, não queremos que nada e nem ninguém chegue perto e tente tomar o que é nosso.

Não sei bem, mais pelo que percebo essa história tão linda não terá fim ainda!

Se vc realmente a Ama como disse em seu texto porém nunca disse a própria que cita, lute pelo que vc deseja no momento, não desista da sua menina das lentes cor de mel...

ADOREI SEU TEXTO!!

Bjusss e boa sorte!!

Anônimo disse...

Em todos existe a vontade de amar e ser amado...a vontade de ser feliz e querido em variados tipos de relações, me refiro não só as afetivas e profissionais... Algo mais profundo: a relação consigo mesmo. O desejo de estar com alguém que nos ame verdadeiramente e desinteressadamente. Ou simplesmente nos queira bem, mas que principalmente nos faça bem. Mas como será o amor que você busca? Idealizado? Metabolizando-o sob o meu ponto de vista, ressalto apenas que puros são os sentimentos que existem dentro dos nossos próprios corações.Porque nós o conhecemos como ninguém os vê. A que ponto é legal estar com alguém apenas para dizer que não se está só? Nunca amei com o fígado talvez porque nunca tenha buscado alguém para desfilar comigo na trajetória da minha própria vida...Pense, agradeça e encerre essa fase. Nada acontece por acaso e sempre tem algo muito melhor guardado. Esteja pronto para muitas surpresas que a vida pode preparar para você. Eu torço sempre pelo melhor porque você merece!

Eloá Alves disse...

É, Aruanã Bento... A vida realmente prega peças que nos deixam desnorteados. Algumas muito boas, outras nem tanto. Mas sendo elas das mais diversas origens, temos que "metabolizar" e descobrir se cada APRENDIZADO é vitamina ou excremento; embora eu acredite que mesmo os piores ensinamentos ainda são ensinamentos.

Mas metabolizar o AMOR? Por que? E por acaso existe algum amor que você tenha que dispensar algum "excremento"? Amores não devem ser tratados como alimento, como a cachaça dos fins de semana, como nutrientes a serem filtrados. Amores são pra serem vividos, sem muita explicação.

E mesmo os amores silenciosos são dignos, só que a gente perde quando decide não exteriorizar, justamente porque o outro (o amado) ainda não fez curso de bola de cristal pra adivinhar que sentimentos se escondem por detrás do negrume brilhante, de lentes cor de mel, olhos verdes, e outras cores desse mundo.

Outra coisa: não queira aprender a reencontrar suas formas de amar através da sua filha... Amor de Pai é incomparável... De mãe é incondicional, amor entre amigos é maravilhoso, mas amores afetivos são amores afetivos. Cada assunto é um assunto, e cada amor é diferente. Você ama a cada um com instensidade e maneira diferente, e se com a menina das Lentes cor de Mel foi de uma forma, com a dos olhos verdes foi de outra, e as que virão daqui pra frente também serão diferentes.

Então aprenda a amar sempre com o coração, sem pudores, se, filtragens, sem separações do que é bom ou ruim. Aprenda a amar cada pessoa como você sabe, aprendendo as coisas novas, e aplicando o que você aprendeu em tempos atrás que dão certo.

O que deu errado, a gente deixa à cargo da memória guardar num cantinho esquecido da mente, para que a gente não lembre mais!!!

Abra o corpo, a alma, a mente e o coração para o mundo, e surpreenda-se com o que ele pode te oferecer!

Nanny Nascimento - A Sonhadora disse...

"O sândalo perfuma o machado que o feriu".

Renato Russo.

Vai passar. A vida continuará seu rumo.
Você aprendeu mais um pouco. Não desperdice o aprendizado.

bjs e curativos para seu coração

aruanã bento disse...

No blog do titio Aru não tem espaço pra gente mal educada. Em caso de inveja e dor de cotovelo liguem para o celular.

:)

claudia netto disse...

Meu comentário não é sobre Metabolizando o Amor, mas sobre uma viagem que comecei na noite de ontem quando fui pro Rainha do Cabuçu comemorar o aniversário do Leonardo e uma banda muito legal começou a tocar. O vocalista avisou que alguém estava atrazado por problemas de saúde mas que já chegaria, que ele estava só esquentando. Até aí tudo normal,musica muito boa mas continuei conversando e bum: alguém chegou e invadiu o palco e a energia mudou. O tal palco é em todos os sentidos,literalmente, pequeno pro cara. Comentei com minha amiga que "esse faz com prazer". Hoje resolvi achar a banda na net e acabei chegando aqui. Minha viagem tomou outro rumo. Viajei três anos em um único sábado.Fui de 2007 a 2010. Fui de Machu Picchu a Espanha, li tudo de cabo a rabo.
Adorei o artista, o cara da banda e tb a pessoa apaixonada e muito provavelmente apaixonante, o viajante. Obrigada pelo show (que aliás, é oq mais amo, um bom show pra lavar a alma)e pelo que vc compartilha aqui. Feed devidamente assinado, aguardando ansiosamente oq vc tem pra nos contar.
Apesar de ter ficado até bem depois do show, vc não me conhece.
Prazer, Cláudia
Agente se ve em outros shows certamente.

K.C disse...

Ultimo Romance Los Hermanos

Eu encontrei-a quando não quis
mais procurar o meu amor
e o quanto levou foi pra eu merecer
antes um mês e eu já não sei
e até quem me vê lendo jornal
na fila do pão sabe que eu te encontrei

e ninguém dirá
que é tarde demais
que é, tão diferente assim
do nosso amor
a gente é quem sabe, pequena
ah, vai me diz o que é o sufoco que eu te mostro alguém
a fim de te acompanhar
e se o caso for de ir a praia
eu levo essa casa numa sacola..

eu encontrei-a e quis duvidar
tanto clichê
deve não ser
você me falou
pra eu não me preocupar
ter fé e ver coragem no amor
e só de te ver
eu penso em trocar
a minha tv num jeito de te levar
a qualquer lugar
que você queira
e ir onde o vento for
que pra nós dois
sair de casa já é
se aventurar

ah vai me diz o que é o sossego que eu te mostro alguém
afim de te acompanhar
e se o tempo for te levar eu sigo essa hora
eu pego carona
pra te acompanhar.



Isso sim vai ficar p/ sempre...
Todos os beijos de bom dia, todos os abraços de conforto, todos os ciumizinhos, os biquinhos, as gargalhadas por causa de um motozinho de escova,os denguinhos por que estava doente...

vou sempre lembrar...que vc é uma pessoa muito especial.
E nunca vou esquecer dessa frase:
"È difícil com vc, mas é muito mais díficil sem vc."


da sua menina das lentes de mel.

Anônimo disse...

Eu conheço essa menina que você cita no seu texto. já ha vi algumas vezes com você, ela é linda mesmo e pelo que escuto é um amor de pessoa. mas você deve saber o que é melhor pra você, você é tudão. te admiro muito. sou sua fã.

Raíssa disse...

Definitivamente precisamos de um chopp pra vc me atualizar!
Lindo texto! Sensacional a diferença entre amar com o coração e amar com o fígado!
Beijoca pra vc!

Anônimo disse...

O nome da personagem é Karen. Por onde passa deixa marcas com seu sorriso contagiante. difícil não se apaixonar. Ela é Linda, sedutora e inrrésistívelmente irresistível.

aruanã bento disse...

O blog do tio Aru tem principio literário e não é coluna de fofoca. Não cito nomes e não tenho compromisso com a verdade. Todo comentário feio e bobo vai ser deletado.

:)

Cris disse...

Está de parabéns seu texto é sensacional. você passa através das suas palavras muito sentimento.adorei.

Marlos - latinoamericano disse...

Olá Aruanã, sou amigo da lisa e gostei muito do seu estilo. Põe uma maneira de seguir o teu blog que dá vontade. Eu escevo poesia tb há um tempo e seria legal se acompanhásemos o trab. um do outro. Com essa idéia, quero fazer um movimento de poesia pela internet, de quem gosta e / ou faz se intercomunicar. Se vc quiser as portas estão abertas.
Parabéns!

Anônimo disse...

Nossa que lindoooooooooo seu texto. adorei. e pelo que vejo os dois se amam só não admitem isso.

"pessoas nunca amam com o fígado e sim com o coração"

Pense nisso
E se cuida
E parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

IMPOSSIVEL,NÃO SE ENVOLVER NESSE TEXTO,NÃO SE APEGAR NAS PALAVRAS E EM TODOS OS DETALHES DA VIDA!QUE SEGUE SEM DIREÇÃO CERTA!MAS AGUARDO UM TRUQUE DA VIDA P/SER MAS FELIZ ACADA DIA,E DAR SENTIDO AO MEU FIGADO!QUE ESTÁ AMANDO COMO LOUCO!BEJUS.PESSOA

Anônimo disse...

Existe uma música de Luiz Gonzaga que diz: - "Furaram os zóio do açumpreto pra ele assim ai cantar mió" -
E esse seu escrito para mim é uma poesia! E o poeta (assim como o pássaro açumpreto) relata melhor suas escritas quando as vive ou as sente verdadeiramente.

Anônimo disse...

Existe uma música de Luiz Gonzaga que diz: - "Furaram os zóio do açumpreto pra ele assim ai cantar mió" -
E esse seu escrito para mim é uma poesia! E o poeta (assim como o pássaro açumpreto) relata melhor suas escritas quando as vive ou as sente verdadeiramente.

Anônimo disse...

Desculpe, O nome certo da música é Assum Preto. Você deve conhecer mas, aí vai a letra pra você.
Bjus! e continue com essa energia linda!

Assum Preto
Luíz Gonzaga
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Tudo em vorta é só beleza
Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mió (bis)
Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá (bis)
Assum Preto, o meu cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus.

Anônimo disse...

De João Fera, Robinho & Rapha(filhos)para Aruanã.

Fala Aru.....
Beleza cara!!! Não poderia imaginar(sem substimar, é lógico)que você tivesse o dom da palavra escrita com precisão, conseguindo passar uma emoção explícita como foi o caso deste texto.
Consegui me transportar a uns anos atrás, sentindo a mesma emoção que passaste, só que,agora, estou ao lado do ídolo ao qual sempre reverenciei por 24/25 anos.
Parabéns aê, e lembre-se que sempre estaremos juntos.
Grande abraço!!!
Fera e filhos.

Anônimo disse...

Amores vão e vem,
O vento carrega sentimentos
E traz grandes surpresas.
Amores vão e vem,
Sem que precise de nossas forças.
Amores voam no infinito,
Se perdem no horizonte
Desaparecem em sonhos.
Amores vão e vem,
Essa é a certeza
De que uma tempestade de solidão
Se acalma,
E a alegria renasça
Nos mais frágeis corações.
Amores vão e vem,
Por mais que lute contra
Levam lembranças
Deixam marcas.
Amores...
Grandes amores...
Sentimentos que vão e vem,
E nesse balanço
O coração aprende a lidar com o amor
E a aceitar que
Amores vão e vem...

Aruanã Bento, para de Metabolizar e ame,se entregue e viva o que ha de lindo e o que ha de ser....

Karen Cabral disse...

É hj faz um ano e um mês que minhas mãos fugiram das suas. Não amei com o fígado e sim com o coração !!! Um beijo Aru cara de Tatu. Rs